quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Movimento Romântico - Afrânio Coutinho

Características do Espírito Romântico

1)Individualismo e subjetivismo: o mundo é visto através da personalidade do artista; libertação do mundo interior... da emoção, da paixão, da imaginação.

2)Ilogismo: a atitude romântica é ilógica, oscilando entre alegria e melancolia, entusiasmo e tristeza.

3)Senso de mistério: atração pelo mistério da existência, que lhe aparece envolvida de terror e sobrenatural. Individualista e pessoal, o romântico encara ao mundo com espanto permanente. A beleza, a melancolia, a própria vida, lhe parecem sempre novos, sempre despertando reações originais, independentemente das convenções e tradições.

4)Escapismo: é o desejo de fugir para um mundo idealizado, seja em direção à natureza, seja em direação ao passado ou ao futuro.

5)Reformismo: a busca por um novo mundo é responsável pelo sentimento revolucionário, fazendo o romântico ligar-se a movimento democráticos e libertários.

6)Sonho: em vez do mundo conhecido, é a terra incógnita do sonho, muitas vezes representadas por símbolos e mitos, o lugar favorito do romântico.

7)Fé: a fé comando o espírito e não a razão. Idealista, o romântico acredita poder reformar o mundo. Valoriza a faculdade mística e a intuição.

8)Culto à natureza: lugar de refúgio, puro, não contaminado pela sociedade, lugar de cura espiritual e física. A natureza é fonte de inspiração, guia e proteção amiga. Está relacionada a este culto, a ideia do "bom selvagem" de Rousseau, que falava do homen simples e bom em estado de natureza.

9)Retorno ao passado: o escapismo romântico traduz-se em fuga para a natureza e em volta ao passado. Épocas antigas, a Idade Média, o passado nacional, forneciam os ambientes, os tipos e os argumentos para a literatura romântica. A história era valorizada e estudada (historicismo).

10)Pitoresco: É o gosto das florestas, das longes terras, selvagens, orientais, ricas de pitoresco, ou simplesmente de diferentes fisionomias e costumes. O pitoresco e a cor local também tornaram-se um meio de expressão lírica e sentimental, e por fim, de excitação de sensações.

110Exagero: na sua busca de perfeição o romântico foge para um mundo onde coloca tudo o que imagina de bom, bravo, belo, amoroso, puro, situado no passado, no futuro, ou em lugar distante, um mundo de perfeição e sonho.