quarta-feira, 16 de julho de 2008

Caravaggio, pintor do cotidiano... um sinal barroco


Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.
Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem.

Crucificação de São Pedro, 1601. Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.
A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é uma das coisas mais marcantes em seus quadros que de certa forma nos atrai para dentro da cena como fica bem demonstrado pela A Ceia em Emmaus. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou recebeu um nome específio: tenebrismo.
No fim do Renascimento os grandes mestres como Michelangelo Buonarroti (este sim aquele que todos chamamos de Michelangelo) caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas como se vê principalmente nos quadros A Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro, ambos de Michelangelo.
Caravaggio pintou versões próprias destes quadros que servem bem para exemplificar como ele foi capaz de igualar, senão superar seus mestres:
No dia 10 de Novembro de 2006, um quadro do pintor foi encontrado na coleção da Rainha Elizabeth II de Inglaterra e autenticado depois de ser submetido a uma análise tecnica de seis anos para ser considerado original. Até então era considerado uma cópia.

Pesquisa do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio

Nenhum comentário: