sexta-feira, 18 de julho de 2008

Obra de Manuel Botelho


"Querendo ter Amor ardente ensaio,

Quando em seus olhos seu poder inflama,

Teus sóis me acendem logo, chama a chama,

Teus sóis me cegam logo, raio a raio.


Mas quando de teu rosto o belo maio

Desdenha amores no rigor que aclama,

De meus olhos o pranto se derrama

Com viva queixa, com mortal desmaio,


De sorte, que padeço resplendores,

Que em teus olhos luzentes sempre avivas,

E sinto de meu pranto os desfavores:


Cego me fazem já com ânsias vivas

De teus olhos os sóis abrasadores,

De meus olhos as águas sucessivas."


Música do Parnaso



A sua primeira obra impressa foi Hay amigo para amigo escrita em 1663 e publicada em Coimbra. Sua principal obra é a coletânea de poemas Música do Parnaso, escrita em 1705 e publicado em Lisboa, tornando-o o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro impresso. Na obra, destaca-se o poema À Ilha Maré, com vocabulário típico dos barrocos, e um dos primeiros a louvar a terra e descrever com esmero a variedade de frutos e legumes brasileiros, lembrando sempre a inveja que fariam às metrópoles européias.


Obras:
















Outras obras e informações sobre Manuel Botelho de Oliveira podem ser vistas no site:





Nenhum comentário: